The Contours of Quilombola Identity in the Sertão

The Contours of Quilombola Identity in the Sertão Abstract: Esse artigo explora algumas questões contenciosas e ainda não resolvidas que acompanham a articulação pública de uma identidade etno-racial de um grupo de quilombolas em uma pequena comunidade no sertão do Nordeste brasileiro. O discurso público transmite a noção de união cultural entre os moradores das áreas rurais e a ausência de experiências racialmente ou culturalmente diferenciadas. O aumento de visibilidade de uma identidade quilombola, etno-racial e separada, como uma linguagem para organizar e expressar a vida social, política, cultural e especial, está desafiando esta perspectiva através da articulação de disparidades de classe entrelaçadas com cor, racismo e discriminação. O artigo discute como a categoria social e jurídica "remanescente de quilombo" é conceituada e discutida, analisando o impacto das políticas quilombolas (reinvidicações étnicas à terra como uma estratégia de reforma agrária) em uma região marcada por desigualidades persistentes na distribuição de terra e concentração de renda. Embora várias pessoas expressem as limitações desta identidade "quilombola," ela fornece um roteiro político direcionado para um futuro menos injusto. http://www.deepdyve.com/assets/images/DeepDyve-Logo-lg.png Luso-Brazilian Review University of Wisconsin Press

The Contours of Quilombola Identity in the Sertão

Luso-Brazilian Review, Volume 50 (1) – Oct 29, 2013

Loading next page...
 
/lp/university-of-wisconsin-press/the-contours-of-quilombola-identity-in-the-sert-o-eMPhNVUyxp
Publisher
University of Wisconsin Press
Copyright
Copyright © the Board of Regents of the University of Wisconsin System.
ISSN
1548-9957
Publisher site
See Article on Publisher Site

Abstract

Abstract: Esse artigo explora algumas questões contenciosas e ainda não resolvidas que acompanham a articulação pública de uma identidade etno-racial de um grupo de quilombolas em uma pequena comunidade no sertão do Nordeste brasileiro. O discurso público transmite a noção de união cultural entre os moradores das áreas rurais e a ausência de experiências racialmente ou culturalmente diferenciadas. O aumento de visibilidade de uma identidade quilombola, etno-racial e separada, como uma linguagem para organizar e expressar a vida social, política, cultural e especial, está desafiando esta perspectiva através da articulação de disparidades de classe entrelaçadas com cor, racismo e discriminação. O artigo discute como a categoria social e jurídica "remanescente de quilombo" é conceituada e discutida, analisando o impacto das políticas quilombolas (reinvidicações étnicas à terra como uma estratégia de reforma agrária) em uma região marcada por desigualidades persistentes na distribuição de terra e concentração de renda. Embora várias pessoas expressem as limitações desta identidade "quilombola," ela fornece um roteiro político direcionado para um futuro menos injusto.

Journal

Luso-Brazilian ReviewUniversity of Wisconsin Press

Published: Oct 29, 2013

There are no references for this article.

You’re reading a free preview. Subscribe to read the entire article.


DeepDyve is your
personal research library

It’s your single place to instantly
discover and read the research
that matters to you.

Enjoy affordable access to
over 18 million articles from more than
15,000 peer-reviewed journals.

All for just $49/month

Explore the DeepDyve Library

Search

Query the DeepDyve database, plus search all of PubMed and Google Scholar seamlessly

Organize

Save any article or search result from DeepDyve, PubMed, and Google Scholar... all in one place.

Access

Get unlimited, online access to over 18 million full-text articles from more than 15,000 scientific journals.

Your journals are on DeepDyve

Read from thousands of the leading scholarly journals from SpringerNature, Elsevier, Wiley-Blackwell, Oxford University Press and more.

All the latest content is available, no embargo periods.

See the journals in your area

DeepDyve

Freelancer

DeepDyve

Pro

Price

FREE

$49/month
$360/year

Save searches from
Google Scholar,
PubMed

Create folders to
organize your research

Export folders, citations

Read DeepDyve articles

Abstract access only

Unlimited access to over
18 million full-text articles

Print

20 pages / month

PDF Discount

20% off